QUAL SERÁ O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2020?

Uma parte importante dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio -  ENEM procura adivinhar ou busca intensamente dicas que indiquem o tema da redação do ENEM. 

Não há erro nisso, porém, é mais importante que o candidato pense sobre grandes temas que perpassam a nossa sociedade e reflita sobre esses temas, a partir de dados e informações confiáveis.

Exemplos: 

Brasil tem mais de 83 mil km de rios poluídos. Fonte: Estadão, 2019.

Dados do Inpe mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou 34% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Fonte: Jornal da USP, 2020.

Desemprego no Brasil salta a taxa recorde de 14,6% no 3º trimestre e atinge 14,1 milhões. Fonte: G1, 2020.

Vacinas evitam 4 mortes por minuto e poupam R$ 250 milhões por dia. Fonte: BBC Brasil, 2020.

ONU: fome atinge mais de 820 milhões de pessoas no mundo. Fonte: ONU News, 2019.

No Brasil, as estatísticas mostram profundas diferenças entre o meio rural e o urbano: só 43% das escolas das zonas rurais dispõe de computadores, em comparação com 97% nas zonas urbanas”. Fonte: Convergência Digital, 2020.

Nos Estados das regiões Norte e Nordeste, o percentual de domicílios beneficiados com auxílio emergencial ultrapassou os 45%. Fonte: EL PAIS, 2020.

1,8 milhão de crianças realizavam trabalho infantil no Brasil em 2019. Fonte: IBGE

Diante dos conhecimentos disponíveis, sobre os mais diversos temas, o candidato deve elaborar um raciocínio, e defender um ponto de vista, ou seja, se posicionar sobre determinada questão.

A redação do ENEM deve ser escrita em, aproximadamente, 30 linhas, e deve conter introdução, desenvolvimento e uma conclusão, formando um todo coerente.

A teoria e as dicas sobre redação são muito importantes, para que se possa escrever com habilidade e competência, porém, praticar a escrita, todos os dias, é fundamental, para tirar uma boa nota na redação do ENEM.

Nesse caso, tire 40 a 50 minutos do seu dia para elaborar redações sobre diversos temas, dessa forma, você estará treinando a escrita e poderá "descobrir", o TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM. 

Enfim, não importa saber o tema da redação, o que importa, mesmo, é refletir, estudar, e treinar redação, partindo de grandes temas, inclusive de temas da atuailidade.
 
Mercado de Trabalho no RN - Rio Grande do Norte Educação no RN - Rio Grande do Norte Emprego no RN - Rio Grande do Norte Geração de Renda no RN - Rio Grande do Norte - Empregos. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38 VAGAS DE EMPREGO, 26 DE MARÇO, VIA SINE-RN

Convite: reunião aberta com pessoas que trabalham no setor da economia solidária

PREFEITURA DE CAICÓ REALIZA PROCESSO SELETIVO COM 374 VAGAS